Tendências do Mundo do Trabalho

Setor de Bens de
Consumo 2023

A indústria de bens de consumo continua a evoluir para oferecer ao consumidor mais valor, mais personalização, mais conetividade e uma melhor experiência. No entanto, os últimos anos mostraram como a infraestrutura que torna tudo isto possível é vulnerável a perturbações.

À medida que a indústria enfrenta expectativas cada vez maiores dos consumidores, tem também de afrontar um contexto marcado pela incerteza económica, pela instabilidade geopolítica, os desequilíbrios nas cadeias de abastecimento e a escassez de talento. Esta situação é agravada pela crescente necessidade talento com novas competências, por parte dos empregadores, com muitas empresas em todo o mundo a lutar para encontrar os trabalhadores de que necessitam.

Principais tendências que afectam o setor de Bens e Serviços de Consumo – Impacto na Gestão de Talento

Os Consumidores Querem Mais

A Transformação do Retalho

A Tecnologia no Centro da Mudança

Novos Modelos de Negócio e Mais Sustentabilidade

Os Consumidores Querem Mais e as Marcas Estão a Adaptar-se

As marcas estão a responder à incerteza global aproximando-se dos consumidores e concentrando-se nas necessidades não satisfeitas.

Isto inclui o desenvolvimento de modelos de negócio omnicanal direto ao consumidor. Inclui também uma disrupção na forma como utilizam os dados dos consumidores e os novos canais de marketing.

Até 2024, 30% das empresas da Fortune 2000 irão desenvolver os seus ambientes omnicanal, impulsionando a procura de CDPs, gestão omnicanal e serviço ao cliente solutions. (IDC)

A Transformação do Retalho

A inovação no setor está a aumentar, indo mais além do comércio eletrónico, para oferecer experiências omnicanal sem atritos. Novos formatos de retalho estão também a evoluir para satisfazer a crescente procura de experiências únicas por parte dos consumidores.

Até 2025, os 50 principais fabricantes de bens de consumo terão investido numa aplicação de marca utilizando IA, tecnologia incorporada no produto, vídeos como um ativo digital e/ou inovação integrada com equipas de TI e I&D. (Gartner)

IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:

  • Necessidade crescente de talento para apoiar a expansão das capacidades DTC, como as plataformas de comércio eletrónico ou a logística
  • Forte procura de competências no domínio do desenvolvimento de aplicações e da ciência dos dados
Descarregar estudo

SOLUÇÕES EXPERIS:

  • Soluções de atração de talento IT
  • Gestão de projetos tecnológicos e implementação de novas soluções
  • Soluções de recrutamento especializado nas áreas de sales & marketing, engenharia ou logística
Conheça as nossas soluções

A Tecnologia no Centro da Mudança

As empresas estão a alavancar a tecnologia para ultrapassar desafios persistentes, como o aumento dos custos das matérias-primas, as perturbações na cadeia de abastecimentos e a escassez de talento.

A Indústria 4.0 está em pleno desenvolvimento, à medida que os fabricantes de bens de consumo procuram maximizar a produtividade, através da utilização crescente de uma combinação de automação, inteligência artificial, fabricação aditiva, big data analytics, conetividade e robótica.

Em todos os sectores, mais de 10% dos processos de fabrico atuais serão substituídos por fabricação aditiva (impressão 3D/4D) até 2030. (McKinsey)

IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:

  • Aumento da procura de talento técnico qualificado para apoiar a automatização das operações
  • Necessidade de serviços de reskilling e upskilling para funções tradicionais afetadas pelo ritmo acelerado da inovação
Descarregar estudo

SOLUÇÕES EXPERIS:

  • Soluções de atração de talento IT
  • Gestão de projetos tecnológicos e implementação de novas soluções
  • Soluções de recrutamento especializado nas áreas de engenharia ou indústria
Conheça as nossas soluções

Novos Modelos de Negócio e Mais Sustentabilidade

Novos atores e modelos de negócio estão a entrar no mercado para transformar as formas tradicionais de retalho e serviço ao consumidor. Para satisfazer a procura de conveniência digital, os modelos de negócio de acesso em vez de propriedade, como o Airbnb, continuam a crescer. As startups verdes também estão agitar o mercado com alternativas mais sustentáveis aos produtos tradicionais.

Até 2026, 60% dos OEM adotarão uma conceção de produtos orientada para a sustentabilidade, utilizando a gestão do ciclo de vida dos produtos para acompanhar as principais métricas de engenharia, fabrico, fornecedores e serviços. (IDC)

IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:

  • O crescimento dos modelos de negócio “as-a-service” e modelos sustentáveis aumentará o valor da reutilização. A procura de empregos verdes aumentará para funções como a logística inversa ou o recondicionamento
  • Procura crescente de talento com competências “verdes”, tais como manutenção de veículos elétricos, a química verde ou remanufactura
Descarregar estudo

SOLUÇÕES EXPERIS:

  • Soluções de atração de talento IT
  • Recrutamento especializado nas áreas de sustentabilidade/Green Jobs
Conheça as nossas soluções

O estudo Global Insights – Tendências do Mundo do Trabalho no Setor de Bens e Serviços de Consumo analisa as sete principais tendências que afetam atualmente a indústria de bens de consumo e as suas empresas e trabalhadores.

  • Como é que o comportamento de compra dos consumidores está a mudar?
  • O que estão as marcas líderes a fazer para aprofundar a relação com os consumidores apesar da incerteza económica?
  • Quais são as implicações para a gestão do talento?