Tendências do Mundo do Trabalho
O setor financeiro e imobiliário está a passar por uma transformação acelerada. A combinação de pressões económicas, avanços tecnológicos, alterações regulatórias e novas dinâmicas no mundo do trabalho está a impactar diretamente a forma como as organizações operam, competem e gerem talento.
O estudo de Tendências do Mundo do Trabalho, para o Setor das Finanças e Imobiliário identifica as principais tendências que irão moldar o presente e o futuro do trabalho neste setor e como as empresas se podem preparar para esta transformação.
Retirar Dividendos da IA
A IA está a ser rapidamente integrada nas operações financeiras, permitindo melhorar a eficácia das operações, otimizar o atendimento ao cliente e reforçar a gestão de risco.
Em 2024, 54% dos empregadores do setor já utilizavam ferramentas de IA conversacional, um aumento de 26% face ao ano anterior.

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Escassez de competências em IA, referida por 30% das empresas.
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Privacidade e regulamentação como um dos principais desafios, de acordo com 36% das empresas.
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Desalinhamento entre a perceção da liderança (73% otimista) e dos colaboradores (57%) sobre o impacto da IA.
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Necessidade de controlar os custos de talento num contexto de investimento tecnológico crescente.
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Recrutamento especializado em perfis de IA, Machine Learning, Data Science, Finanças e Banca.
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Programas de upskilling e reskilling através da Experis Academy.
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Expertise na gestão de projetos tecnológicos e na implementação de novas soluções, com soluções de Project e Managed Services.

Investir na Experiência do Cliente (CX)
A inovação no setor está cada vez mais centrada na melhoria da experiência do cliente. O número de interações digitais aumentou significativamente, com 57% dos consumidores a preferirem canais mobile e 60% dispostos a partilhar dados em troca de conveniência.
A personalização e a fluidez online tornaram-se essenciais.
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Escassez de talento com competências em TI, Data, vendas e marketing.
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Necessidade de desenvolver equipas multidisciplinares para desenhar e implementar experiências omnicanal.
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Pressão para inovar continuamente num ambiente de custos crescentes.
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Recrutamento de perfis em UX/UI, desenvolvimento web, CRM e marketing digital.
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Planeamento estratégico de talento para equipas de CX e transformação digital.
Recuperação no Imobiliário Comercial
O setor imobiliário comercial está a recuperar, impulsionado pela evolução nas taxas de juro e pela crescente adesão a modelos de trabalho híbridos, que combinam operações remotas e no escritório.
Um total de 88% dos proprietários de imóveis antecipam crescimento em 2025 e a maioria dos CEOs (83%) espera um regresso total aos escritórios nos próximos três anos.

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Risco de rotatividade: apesar do maior poder negocial por parte dos empregadores, 35% dos trabalhadores planeiam mudar de emprego nos próximos seis meses.
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O movimento de regresso aos escritórios, abre a oportunidade de criar ambientes de trabalho que promovam colaboração, bem-estar e produtividade.
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Desenvolvimento de estratégias de atração de talento dedicadas e focadas em hard e soft skills, para matchings otimizados e um maior alinhamento com a cultura da empresa.
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Soluções de recrutamento global e especialização local.

Deslocalizar para Crescer
Crescente aposta na externalização e offshoring com vista a mais eficiência de custos e acesso a talento qualificado: localizações no estrangeiro que oferecem vantagens em custos laborais e especialização.
Ao mesmo tempo, o nearshoring está a ganhar força, em resposta à instabilidade geopolítica e à necessidade de proximidade operacional.
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Conformidade regulatória: 10% dos contratos auditados não cumprem as normas da EU.
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Necessidade de parceiros estratégicos fiáveis, com alcance global e conhecimento local.
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Recrutamento internacional com foco em conformidade, qualidade e escalabilidade.
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Gestão de projetos e serviços em modelos offshore ou nearshore.
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Acesso a dados do Total Workforce Index™ para decisões informadas sobre localização de projetos.
Gestão de Talento em 2025
A escassez de talento qualificado é um desafio transversal a todo o setor. Com a crescente procura por competências digitais e tecnológicas, as empresas enfrentam dificuldades em atrair e reter profissionais com os perfis certos para impulsionar a transformação digital, melhorar a CX ou garantir a segurança das operações.
Um total de 72% dos empregadores do setor financeiro e imobiliário antecipam dificuldades em recrutar em 2025.

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Concorrência entre setores por talento tecnológico e financeiro.
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Digitalização e adoção de IA aceleram a necessidade de novas competências.
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As funções com maior crescimento até 2030 incluem especialistas em Big Data, IA, Machine Learning e Cibersegurança.
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Recrutamento especializado em IT, data, engenharia, finanças e cibersegurança.
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Experis Academy: Programas de upskilling e reskilling adaptados às necessidades do setor.
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Project e Managed Services: gestão total, e de forma contínua ou temporária, de uma ampla variedade de iniciativas digitais e de IT.
Faça download do estudo completo e consulte todas as conclusões
O futuro das empresas no setor Financeiro e Imobiliário exige uma clara aposta na atração do talento qualificado que irá permitir às empresas avançar as suas iniciativas de transformação digital, reforçar estratégias de cibersegurança e diferenciarem-se num mercado competitivo com experiências de cliente otimizadas.
Faça download do estudo completo e saiba mais sobre as tendências que vão definir a gestão de talento neste setor, nos próximos anos.