Tendências do Mundo do Trabalho
Caracterizado por ser um sector habituado à mudança, a transformação no sector industrial regista um ritmo mais acentuado desde 2020. Os últimos 3 anos, foram marcados por uma pandemia global, desequilíbrios na cadeia de abastecimento, uma inflação histórica, a maior guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, pressões para a relocalização da produção, exigências crescentes para reduzir a pegada de carbono e uma escassez de talento cada vez mais persistente. Esta situação é ainda agravada pela elevada procura por talento com novas competências, que vai obrigar os empregadores deste sector industrial a competir com outros sectores por esses trabalhadores.
Principais tendências que afectam o setor Industrial —
Impacto na Gestão de Talento
Unindo Talento e Tecnologia
Os custos crescentes das matérias-primas e da mão-de-obra em todo o mundo estão a convergir com os rápidos avanços nas tecnologias da indústria. Esta combinação de necessidade e criação pode ser o início de um futuro melhor para os empregadores e trabalhadores do sector industrial. O chão de fábrica do futuro será mais conectado e automatizado, proporcionando maior eficiência, economia de custos e oportunidades em funções especializadas e mais seguras para os trabalhadores.
59% dos empregadores acreditam que as novas tecnologias vão ter um impacto positivo no número de trabalhadores nos próximos dois anos – ManpowerGroup Employment Outlook Survey, 2023
- A elevada procura por talento com competências de transformação digital vai continuar e os empregadores do setor industrial terão de competir com vários sectores por esses trabalhadores.
- A atualização de competências e a requalificação será fundamental para formar trabalhadores.
- Apesar da crescente automação, a procura sustentada por trabalhadores do sector industrial fará com que atração e a retenção de talento sejam prioritárias.
- IT Staffing: Oferecemos acesso a profissionais altamente qualificados, que permitirão implementar novas tecnologias e processos de forma rápida e eficiente. Com equipas dedicadas em cada área de especialização IT, temos um conhecimento profundo do mercado e redes de contactos extensas para encontrar o talento mais qualificado.
- Experis Academy: Entregamos programas de formação e upskilling alinhados com as necessidades das empresas, permitindo-lhes desenvolver as competências que irão suportar as suas estratégias de transformação digital.
- Proporcionamos o talento e as soluções de projeto que permitem às empresas alinhar tecnologia, especialização e processos em indústria e engenharia.
Eixos de Transformação
Em resposta às significativas mudanças na economia global, a transformação do negócio é uma prioridade fundamental para os líderes de todo o sector industrial. Isto inclui modelos de negócio completamente novos, novos materiais e um foco renovado na experiência do cliente. À medida que os líderes deste sector se reinventam, os próximos anos poderão ser os mais emocionantes desde o início da lean production ou das linhas de montagem.
As organizações que conseguirem construir mais rapidamente uma experiência de vendas mais digital e centrada no cliente, ganharão uma vantagem competitiva – McKinsey
- Os esforços de upskilling e reskilling devem acompanhar a rápida evolução de tecnologias como a fabricação aditiva e a prototipagem rápida.
- Os principais líderes do sector industrial deverão competir com outros sectores por talento especializado em experiência cliente (CX) e experiência do utilizador (UX).
- Experis Academy: Oferecemos programas de formação e upskilling alinhados com as necessidades das empresas, permitindo-lhes desenvolver as competências que irão suportar as suas estratégias de transformação digital.
- Entregamos as soluções e o talento Sales & Marketing que lhe permitirão abordar oportunidades comerciais e potenciar o desenvolvimento da sua empresa.
Desenvolver a Resiliência e Acelerar a Transformação Verde
Os últimos anos de perturbações significativas nas cadeias de abastecimento criaram uma maior urgência para construir mais resiliência, redundâncias e mitigação de riscos em operações industriais globais. A integração vertical está a tornar-se cada vez mais popular e o nearshoring e o reshoring das cadeias de abastecimento está a acelerar em resposta às crescentes tensões geopolíticas.
Ao mesmo tempo, o investimento em tecnologia verde está a crescer em todo o mundo, com a competição pelo talento qualificado, necessário para sustentar a inovação verde, a aumentar.
Atualmente, 74% dos empregadores deste sector, a nível global, afirmam que estão a recrutar ativamente para empregos ou competências verdes ou a planear fazê-lo – ManpowerGroup Employment Outlook Survey, Q3 2023
- A integração vertical de funções anteriormente geridas por fornecedores especializados (muitas vezes em diferentes continentes) vai exigir uma força de trabalho altamente qualificada numa era de globalização e de escassez de talento.
- A competição vai aumentar, pois a maioria dos responsáveis de recrutamento em sectores similares, como Energia & Utilities (81%) e Transportes, Logística & Automóvel (73%), afirmam estar também ativamente a recrutar para funções verdes.
- Na Experis vamos mais longe para encontrar o melhor talento. Capitalizamos a nossa extensa rede e a nossa experiência em recrutamento profissional setorial para unir os melhores candidatos às necessidades específicas de cada empresa.
- Na Experis proporcionamos as soluções e o acesso a profissionais especializados, com competências de sustentabilidade, assegurando o melhor talento para o seu negócio.
Trabalhar para Viver
A combinação de uma força de trabalho em envelhecimento, com taxas de natalidade em declínio, perceções desfavoráveis sobre o trabalho na indústria e a concorrência de outros sectores, faz com que atrair e manter uma força de trabalho qualificada seja um desafio persistente para o sector industrial. A indústria sofre de um problema de imagem entre os muitos trabalhadores que ainda a consideram demasiado “suja”, perigosa e fisicamente exigente, mesmo quando a automatização a está a tornar mais segura do que nunca. O problema é particularmente acentuado no caso das mulheres. Embora as mulheres representem 47% da força de trabalho não-agrícola, atualmente elas são apenas 30% da força de trabalho da indústria.
77% dos empregadores, a nível global, afirma continuar a ter dificuldades em encontrar o talento qualificado de que necessitam
- Os empregadores deste sector devem desenvolver propostas de valor de empregador mais diferenciadas e um marketing de recrutamento que ajude a eliminar preconceitos e a competir com outros sectores.
- Construir uma cultura de Diversidade, Equidade, Inclusão e Sentimento de Pertença (DEIB) deve continuar a ser uma prioridade máxima para colmatar a significativa diferença de género e aumentar as bases de novo talento para substituir os trabalhadores mais velhos.
- Pesquisamos o mercado para atrair os melhores candidatos ativos ou para alcançar e converter aqueles que não estão ativamente a procurar novas funções, oferecendo a melhor resposta às suas necessidades de talento.
- Definimos uma estratégia de recrutamento para cada cliente e projeto. Identificamos cirurgicamente os potenciais candidatos no mercado e definimos as fontes de recrutamento a ativar. Esta adaptação permite-nos transmitir e reforçar a marca do empregador ao longo de todo o processo, favorecendo a experiência do candidato.
O sector industrial emergiu dos desafios dos últimos anos com um maior foco na resiliência e inovação. Embora ainda existam obstáculos significativos, a aceleração da tecnologia de automação industrial e um foco crescente na sustentabilidade oferecem esperança para um futuro brilhante. À medida que uma nova geração de talento entra no mercado de trabalho, o desafio mais significativo será dissipar os preconceitos baseados no passado. Aqueles que conhecem esta indústria sabem que ela estará na vanguarda da transformação verde, da transformação digital e da inovação humana. Os empregadores que conseguirem comunicar eficazmente esta história certamente ganharão uma vantagem competitiva.