Cinco estratégias que os líderes de recursos humanos podem utilizar para fidelizar o melhor talento de IT

Garantir que os Headhunters não tenham oportunidade de recrutar o seu talento de IT

A retenção de colaboradores tem vindo a diminuir em muitas empresas nos últimos anos. Num estudo da Microsoft, 43% dos colaboradores afirmaram que têm intenção de mudar de empregador no próximo ano. Entre a Geração Z e os Millennials, este valor chega aos 52%.

Para as empresas, a saída de qualquer profissional de IT incorre em custos elevados. No entanto, todos os gestores de recursos humanos sabem que especialistas em IT altamente qualificados são um “ativo” raro e valioso no mercado de trabalho. Isto torna ainda mais importante desenvolver uma estratégia de talento sustentável para a área de IT, de forma a reter os jovens profissionais atempadamente. Em outras palavras, queremos garantir que eles não cedam às ofertas tentadoras dos Headhunters que os contactam.

Neste artigo, mostraremos como os gestores de talento podem reforçar as suas políticas, melhorando algumas medidas importantes para a retenção de colaboradores – divididas em cinco áreas estratégicas.

Cinco medidas para a fidelização de colaboradores no sector de IT

  • Salário: Justo, transparente e motivador

Devo ficar ou devo ir? Quando se trata da retenção de colaboradores, a questão da remuneração baseada no desempenho dos colaboradores é e continua a ser uma questão persistente. A subida nos custos da habitação e o elevado custo de vida devido à inflação tornaram a questão do salário ainda mais importante para muitos profissionais de IT nos últimos tempos.

Por isso, os gestores de recursos humanos não devem subestimar este ponto e garantir que os empregos de IT sejam remunerados de acordo com o mercado. Um incentivo financeiro comprovado para o talento de IT é a remuneração baseada no desempenho, que consiste num salário base complementado por bónus de desempenho transparentes e definidos contratualmente.

Quando se trata de salário, no entanto, os gestores de talento também devem estar cientes de que o dinheiro não é o único fator contratual que aumenta a fidelidade dos colaboradores de IT. É apenas um elemento importante de um pacote global que deve ser complementado com outros incentivos e benefícios. Estes incluem benefícios que se enquadram nas áreas de saúde, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e desenvolvimento de carreira.

  • Local de trabalho: Flexibilidade está a tornar-se cada vez mais crucial

Há alguns anos, os locais de trabalho modernos que procuravam atrair jovens profissionais de IT eram principalmente caracterizados por esforços para transformar escritórios antes monótonos numa oásis de bem-estar com piscinas de bolas e matraquilhos. Um design de local de trabalho moderno e atraente certamente ainda é bem-vindo pelo talento da indústria de IT, mas o modelo de trabalho híbrido tem vindo a ganhar protagonismo desde a pandemia do Covid-19. Segundo um estudo do ManpowerGroup, 87% da força de trabalho não quer trabalhar no escritório a tempo inteiro e 64% consideraria procurar um novo emprego se fosse obrigado a voltar ao escritório a tempo inteiro.

Os líderes de RH devem ter em mente que o modelo híbrido não é apenas uma questão organizacional. As empresas também devem criar a infraestrutura necessária para que os colaboradores e as suas equipas sejam verdadeiramente capacitados para interagirem em ambientes de trabalho híbridos. Isso requer a criação de locais de trabalho virtuais que tenham ferramentas de trabalho flexíveis, tais como notebooks ou ferramentas de trabalho colaborativo.

  • Cultura corporativa: Uma mudança nos valores está à porta

Um ambiente de trabalho “work hard, play hard” não é bem valorizado pelo talento de IT atual. Em vez disso, os gestores de recursos humanos que procurem melhorias na fidelização de colaboradores devem repensar a sua cultura corporativa. Os jovens colaboradores esperam uma cultura corporativa que se concentre na empatia, um forte sentido de comunidade, sem exclusões, e linhas de comunicação abertas no trabalho diário.

Os gestores devem ter a capacidade de comunicar processos de forma transparente dentro da empresa. A cultura de liderança deve visar criar um espaço de segurança emocional e psicológica para os colaboradores. Com pequenas medidas, como a criação de espaços que também tornem o local de trabalho uma experiência social, fortalece-se a coesão social, ao mesmo tempo que, se envia um forte sinal de uma cultura corporativa aberta e diversifa.

  • Propósito: O dinheiro sozinho não é suficiente

Para o talento de IT, a questão do propósito é outro aspeto da fidelização de colaboradores que não deve ser subestimado. Num mundo de crescente incerteza devido às mudanças climáticas e outras crises globais, torna-se cada vez mais importante para os jovens sentir que, enquanto trabalham, estão a perseguir um objetivo global com um significado positivo – não apenas a trabalhar para o próximo salário.

Por isso, os gestores de talento devem trabalhar para garantir que a sua empresa desenvolve uma declaração de missão, com a colaboração dos trabalhadores, à qual estes podem aderir em consciência. Isso fortalece o seu sentimento de identificação com a sua empresa e pode servir como uma motivação poderosa, que pode ser traduzida em objetivos tangíveis para o trabalho diário, por exemplo, na forma de objetivos e resultados-chave.

  • Carreira: Criar novas oportunidades de desenvolvimento

Por fim, uma estratégia importante para aumentar a fidelização de talento de IT passa por proporcionar aos colaboradores oportunidades transparentes de desenvolvimento dentro da empresa.

Por um lado, isto pode ser alcançado mediante ofertas como formação contínua e coaching, com os quais a equipa júnior de IT interna pode expandir as suas competências individuais. Por outro lado, é especialmente importante mostrar que existem percursos de carreira alternativos dentro de uma empresa, mais além da carreira de gestão clássica. Isso é algo que pode ser alcançado através da introdução de níveis de carreira para especialistas em assuntos ou gestores de projetos.

Aumentar a fidelidade dos colaboradores da sua equipa de IT

Esta breve lista de várias medidas mostra-lhe que aumentar a fidelidade dos colaboradores numa empresa não é “rocket science”. Para muitas empresas, alcançar este objetivo significa mudar estruturas e comportamentos estabelecidos.

No entanto, as empresas devem estar cientes de que continuar no mesmo caminho não é uma opção se quiserem sobreviver no mercado competitivo de talento de IT. Na Experis somos especialistas em recrutamento e consultoria para todas as áreas de IT e podemos apoiar a sua empresa na atração e fidelização do talento.

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