Conclusões do Experis Tech Talent Outlook: 1º trimestre de 2025
- Os empregadores de TI em Portugal avançam uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +22%[1] para o primeiro trimestre de 2025, um crescimento de 10 pontos percentuais face ao trimestre anterior
- Portugal encontra-se 15 pontos percentuais abaixo da média global
As intenções de contratação dos empregadores de TI em Portugal mostram sinais de recuperação, após a quebra verificada ao longo de todo o ano de 2024, acompanhando assim as tendências internacionais de procura de talento capaz de suportar as iniciativas de transformação digital e de investimento em Inteligência Artificial. De acordo com o mais recente Experis Tech Talent Outlook, a Projeção para a Criação Líquida de Emprego no setor das TI fixa-se nos +22%, crescendo 10 pontos percentuais face ao trimestre passado, mas ainda se encontra muito abaixo dos valores do primeiro trimestre de 2024, quando atingia os 57%.
Este valor coloca Portugal 15 pontos percentuais abaixo da média global, sendo o 13º país, de um total de 42, com a menor Projeção para a Criação de Emprego nas TI.
As intenções dos empregadores do setor mantêm-se assim em terreno positivo, com um total de 38% das empresas a pretender aumentar as suas equipas nos primeiros três meses de 2025, face a 16% que antecipam reduzir a sua força de trabalho e 44% que esperam manter o número atual de colaboradores.
“As intenções de contratação dos empregadores das TI em Portugal para o primeiro trimestre do próximo ano são positivas, revelando uma recuperação considerável face a trimestres anteriores. O sentimento dos empregadores demonstra-se alinhado com o verificado a nível global, após um ano de desafios devido aos ajustes das prioridades de talento por parte das tecnológicas, que levou à redução das contratações ao longo de 2024. Agora, assistimos a uma recuperação destas intenções, acompanhada de novos investimentos em startups tecnológicas e IA”, explica Nuno Ferro, Brand Leader da Experis. “O setor revela-se, assim, mais dinâmico no início de 2025, ainda que demonstr um abrandamento em relação ao período homólogo de 2024. Aumenta, assim, a procura por talento especializado, capaz de trabalhar com tecnologias inovadores como IA, bem como em áreas prioritárias como data science e cibersegurança”, conclui.
Setor Tecnológico lidera Projeção a nível Global
A nível global, o setor das TI apresenta a Projeção para a Criação Líquida de Emprego mais elevada para o primeiro trimestre de 2025, e cresce 2 pontos percentuais face ao período anterior e ao período homólogo de 2024. A Projeção situa-se agora em +37%, 12 pontos percentuais acima da Projeção Global.
O estudo da Experis entrevistou 5 655 empresas tecnológicas, em 42 países e territórios.
* A Projeção para a Criação Líquida de Emprego resulta da diferença entre a percentagem de empregadores que planeia aumentar a sua força de trabalho e a percentagem de empregadores que planeia reduzi-la.